Observatório PrEpidemia

O PrEpidemia é um observatório formado por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de realizar acompanhamento de Epidemias e seus impactos sociais, econômicos e ambientais na sociedade brasileira, por meio de tecnologias de informação, promovendo a construção de uma cidade inteligente. 

O observatório visa prover informações para a tomada de decisões dos gestores públicos de forma proativa, consolidando-se como uma plataforma de informações e disseminação de dados que permitam o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Para a população, o observatório visa prover informações estratificadas e orientadas às preocupações das diversas comunidades, conforme descrito nos objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS/ONU.

O objetivo do Observatório PrEpidemia é subsidiar os órgãos de saúde do DF no monitoramento espacial da disseminação do COVID-19, atuando de forma antecipada na previsão de cenários que possam apoiar a tomada de decisão. Para tanto, foi organizada uma equipe multidisciplinar, contemplando áreas de geociências, engenharias, estatística, saúde e ciências da computação.

Conheça alguns resultados

Todos os produtos que serão apresentados e analisados, foram desenvolvidos com base nos aplicativos da Plataforma ArcGIS, que é o softwares de Sistema de Informação Geográfica, mas utilizado em todo mundo e, aproveitando, que a a Universidade de Brasília, possui o licenciamento denominado “Site License” que permite trabalhar com toda a estrutura de ferramentas que o plataforma disponibiliza.

Os produtos foram construído a partir de diversas bases de dados, obtidas de diferentes órgãos como: IBGE – Dados censitários e Dados vetoriais do DF – Geoportal do DF, tendo, inicialmente, passado por uma fase de normalização, visando permitir a melhor integração e, consequentemente, as análises.

A estruturação e apresentação dos dados foi inicialmente trabalhada na plataforma do ArcGIS Pro, em seguida compartilhada para a plataforma do ArcGIS Online, onde recebeu toda a roupagem para uma visualização em WebGIS, objetivando interagir mais facilmente com os usuários e gestores que necessitarão das informações para análises e tomadas de decisão.

Alguns procedimentos foram executados, visando uma leitura mas próximo da realidade. Um deles foi efetuar a projeção populacional do Distrito Federal, com base no crescimento vegetativo, utilizando os pressuposto aplicados pelo IBGE, isto porque, o último senso realizado ocorreu em 2010, caracterizando uma grande defasagem para uma análise no momento atual.

Análises e outros produtos

Intensidade da Disseminação COVID-19 - Brasil

Este dashboard apresenta a Densidade Demográfica como fator preponderante na análise dos casos de COVID-19, tendo por base os dados de populacionais e área territorial (Fonte: Censo IBGE 2010). 

Com os dados de Número de Mortes, População e Densidade Demográfica, organizados em Bancos de Dados Espaciais, foi realizada a seguinte operação: Intensidade de Disseminação = (Nº Infectados/100.000 hab)*DD Urbana

O resultado permite observar o quanto a densidade demográfica influencia no entendimento dos casos de COVID-19 no território nacional. O mapa interativo ainda possibilita realizar pesquisa e filtragem de infectados, internados e óbitos por Unidade da Federal.

Pessoas residentes em áreas urbanas - Brasil

Distribuição de pessoas residentes em áreas urbanas. Censo 2010.

População acima de 60 anos por Região Administrativa - DF

O produto cartográfico em ambiente WebGIS desenvolvido traz uma dimensão de visualização que permite analisar os dados por setores censitários e por distribuição de setores censitários agregados, dependendo do nível de escala de visualização escolhido.

Navegando no mapa, observa-se os setores censitários agregados, permitindo identificar a distribuição espacial dos indivíduos com idade superior a 60 anos, além de seu quantitativo de indíviduos por setor censitário. 

Idades Predominantes por Região Administrativa - DF

Tendo como objetivo demonstrar a prevalência de uma determinada faixa etária por RA (Região Administrativa) em produtos cartográficos digitais, a importância da análise destes dados reside na compreensão onde espacialmente temos o maior número populacional de uma determinada faixa etária.

Estudo colaborativo sobre a volta às aulas - DF

Este produto fez parte de um Relatório Técnico desenvolvido pelo PrEpidemia e que causou grande repercussão no DF, em razão dos seus resultados e do obtidos pela enquete e que apresentavam um quadro de desconfiança e incertezas dos pais ou responsáveis pelas crianças e jovens para apoiar o retorno presencial às aulas.

A divulgação da enquete foi realizada pelas redes sociais e teve o preenchimento voluntário, garantindo-se o anonimato dos participantes. A enquete obteve 40.169 respostas em quatro dias. De forma geral, os resultados apontam para dificuldades a serem vencidas em todos os aspectos relacionados ao retorno às aulas.

 

A opinião dos pais sobre o retorno às aulas, na amostra, reflete: preocupações com as medidas de proteção; insegurança com o retorno às aulas no atual cenário; desafios em utilizar adequadamente o ensino a distância; conexão adequada à internet como forma de acessar conteúdos; exposição dos estudantes ao vírus no trajeto de casa para a escola; suscetibilidade das famílias que moram na mesma casa ao vírus, entre outros.

O dashboard permite a visualização como foi a distribuição das participações dos pais, tanto de escolas públicas como de escolas privadas, bem como a identificação das Regiões Administrativas com maior participação.

Infectados e mortes por COVID-19 e utilização (enfermaria/UTI) por Unidades de Saúde - DF

A partir de dados disponibilizados por fontes públicas, este dashboard de análise rápida permite o entendimento da distribuição – por idade e Unidades de Saúde – do número do caso de infectados e óbitos, bem como se os infectados estão em enfermaria ou UTI.

Novos casos diários de COVID-19 por Regiões Administrativas - DF

Atualização diária

Com atualização diária, este aplicativo interativo apresenta aos gestores, bem como toda a população, uma visão interativa do número de novos casos por dia por COVID-19 com possibilidade de análise por Região Administrativa. Além disto, apresenta o número acumulado de pacientes recuperados.

Acompanhamento do COVID-19 SSP - GDF

Casos de COVID por Idade e Região Administrativa | Predominância por Idade e Sexo
Atualização diária - início xx/xx/2020

Fortalecendo o objetivo de transparência no uso de dados, não somente como fonte de visualização mas para a tomada de decisões em diversas instâncias, o PrEpidemia apresenta um dashboard produzido a partir de fontes públicas – no caso, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (SSP GDF), com múltiplas possibilidades de interação como casos por idade, por sexo, por gravidade, além de recuperados vs óbitos e predominânica de casos por idade.

Casos confirmados COVID-19 | Exames SABIN - Brasil

Dados atualizados até 10/11/2020

Os dados apresentados, são referentes a testes realizados pelo Laboratório Sabin e repassados para o Observatório PrEpidemia, por meio do Termo de Entendimento, firmado em 03 de abril de 2020, com o objetivo de gerar produtos que auxiliarão os órgãos governamentais nos procedimentos de tomada de decisão referente à pandemia do COVID-19. 

O dashboard é um dos veículos utilizados para a divulgação dos dados que estão sendo gerados pelo projeto e compartilhado com os parceiros e colaboradores, não possuindo caráter comercial, tão somente de pesquisa.

Casos confirmados COVID-19 | Exames SABIN - DF

Dados atualizados até 10/11/2020

Tendo como área de análise oum raio de 100km a partir da Rodoviária de Brasília – DF, este dashboard oferece à população, incluindo a mídia, visões específicas sobre a distribuição de casos confirmados COVID-19, a partir de exames do laboratório SABIN (Termo de Entendimento 03/04/2020).